Nonnas é um filme norte-americano de comédia dramática, que estreou no dia 09 de maio de 2025, lançado pela Netflix. Dirigido por Stephen Chbosky e escrito por Liz Maccie.
Baseado em uma história real, o filme é estrelado por Vince Vaughn, Susan Sarandon, Joe Manganiello e Linda Cardellini.
Sinopse

Joe Scaravella (Vince Vaughn) se vê sem propósito após a morte de sua mãe. Inspirado em suas lembranças de infância, ele decide abrir um restaurante italiano em homenagem a ela. O diferencial? A cozinha será comandada por um grupo de adoráveis "nonnas" (avós italianas), cada uma com suas receitas e personalidades marcantes.
Trailer Oficial
História Real
Ad
Nonnas foi baseado na história de Jody “Joe” Scaravella, um nova-iorquino que, após sofrer várias perdas familiares, resolveu mudar de vida e abrir um restaurante comandado por avós italianas.
Joe não perdeu apenas a mãe, como mostrado no filme, mas também os avós, a irmã e o pai em pouco tempo. Foram essas perdas que o motivaram a comprar uma loja em Staten Island e transformar a dor em algo melhor.
O restaurante foi fundado em 2007 e, assim como no filme, chama-se Enoteca Maria. Conhecido mundialmente por sua culinária afetiva e tradicional, e todas as chefs sendo senhoras que agregam valor à comida.

De princípio, todas eram avós italianas e, conforme o tempo foi passando, houve a necessidade de trazer outras culturas para o restaurante, mas seguindo o mesmo princípio. Nonnas de todo o mundo, cada uma responsável por trazer um pouco da própria história para o cardápio.
A Enoteca Maria continua aberta e no mesmo local, atraindo clientes do mundo inteiro. É preciso fazer reserva antes e eles aceitam apenas dinheiro em espécie. O restaurante ainda oferece cursos de culinária com as Nonnas.
Diferenças entre ficção e realidade
Em muitas adaptações para o cinema ou séries, é preciso mudar ou acrescentar elementos para que a narrativa funcione. Alguns personagens foram suavizados, outros criados e eventos intensificados.
Ad
No caso de Nonna, não é diferente. Houve a necessidade de incluir uma parceira romântica a Joe, Olívia (Linda Cardellini). Na vida real, ele conheceu sua esposa em outro contexto. E os obstáculos que ele enfrenta para abrir o restaurante foram intensificados para aumentar a tensão dramática, como as burocracias e a relação com os vizinhos.
Crítica Pessoal
Nonnas não é bem o tipo de filme que eu vejo no catálogo da Netflix e digo “quero assistir”. Mas, por indicação, fui atrás para ver e, sinceramente, adorei, ainda mais por ser baseado em uma história real.
O primeiro ato do filme já conquista, mostrando o personagem ainda criança interagindo com sua avó e sua mãe, e a tradição de cozinhar em família. A perda de sua mãe para o câncer e a falta de propósito depois disso nos emociona.
A virada de chave de Joe em pegar o último dinheiro que lhe resta e empregar em um sonho que há pouco não existia, em uma configuração nunca feita, é perigosa, mas inspiradora. O desenrolar do filme mostra que suas escolhas podem melhorar ou piorar de vez a sua vida, mas mesmo assim, ele segue firme.
O filme nos mostra que é preciso arriscar às vezes para conseguir o que queremos. Me conquistou cena a cena, por mostrar uma história real tão linda e comovente, sendo tão bem executada.
Recepção da crítica e do público
O filme apresenta uma boa aprovação entre críticos e espectadores, uma vez que não é o tipo de longa de interesse do grande público - e é Top 2 na Netflix!
Ad
Rotten Tomatoes: 80% de aprovação em 51 avaliações dos críticos e 75% de aprovação em mais de 250 avaliações do público.
IMDB: 7,0/10 de 9,4 mil avaliações.
Letterboxd: 3,2/5 (estrelas) de 23 mil avaliações.

Razões para assistir Nonnas
O filme fala sobre diversos temas, como o processo de luto, a importância da família e amigos, e as tradições culturais passadas de geração em geração. Consegue nos fazer rir e, ao mesmo tempo, nos emociona. Conhecer as vivências de cada personagem e suas vidas difíceis nos faz refletir sobre a vida e sobre propósito.
Nonnas é um afago no meio de tantos filmes sem graça, ele é sensível, inspirador e necessário. Se você se interessa por histórias de superação reais, atuações incríveis e uma linda fotografia, esse filme vai te cativar. Até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment