A série do Disney Plus, X-Men '97, teve seu último episódio exibido há pouco mais de uma semana, nos deixando completamente boquiabertos com algumas das escolhas feitas pelos roteiristas ao longo da série. Mas hoje, não estamos aqui para discutir essas surpresas, e sim para falar do que era esperado e que nos deixou muito gratos de ver.
Cenas tiradas dos quadrinhos
Quando se produz uma série de super-heróis bem estabelecidos, seus criadores se encontram com duas escolhas: usar material já existente ou criar histórias novas. Em geral, escolhe-se usar o “source material”, algo que facilita o trabalho dos roteiristas e agrada os fãs originais. Vamos citar alguns exemplos disso.
Ad
O Massacre de Genosha
A destruição de Genosha no episódio cinco da série é uma mistura de vários quadrinhos diferentes, como: "The Mutant Massacre" de 1986, "The Fall of X" que está atualmente sendo publicado, e "E for Extinction" de 2001.
Temos que admitir que a conexão com “The Mutant Massacre” é mais uma referência do que inspiração, mas ainda assim decidimos incluí-la pelo impacto emocional que apresenta no episódio. Na história original, os Morlocks são caçados numa tentativa de extinção dentro de suas próprias casas. A nova série referencia isso mostrando os únicos Morlocks conhecidos por nós sendo mortos em um momento de extinção, enquanto Magneto tenta protegê-los. A brutalidade desta cena, com a crueza do ataque e a impotência dos Morlocks, destaca a temática recorrente da vulnerabilidade dos mutantes e do ódio irracional que enfrentam.
Nosso segundo exemplo já influencia muito mais o episódio e até o restante da história. Em “The Fall of X” temos o “Massacre de Hellfire Gala”. Hellfire Gala é um dos eventos mais importantes para os X-Men, onde eles anunciam os novos membros do time em um baile de alta sociedade, junto a figuras políticas proeminentes. Consegue ver a similaridade? Bom, é durante este baile que os mutantes são atacados por sentinelas e diversos convidados e organizadores são mortos, assim como na série. A reinterpretação do Hellfire Gala na série captura a grandiosidade e a tragédia do evento, com a festa luxuosa sendo abruptamente transformada em um cenário de caos e carnificina.
Por último, temos "E for Extinction", por Grant Morrison. Aqui, assim como na série, um quase imbatível sentinela ataca a ilha de Genosha enquanto Magneto é seu líder, completamente massacrando sua população, com cerca de 16 milhões de mortos em um só dia. Esta HQ inspira quase inteiramente o episódio e é uma ótima leitura para aqueles interessados em X-Men após a série. No show, nós experienciamos o mesmo horror, luto e brutalidade apresentados nos quadrinhos; não é apenas inspiração, mas sim adaptação.
A série consegue transmitir o desespero dos personagens, a devastação do ataque e o impacto profundo que esse evento tem sobre a comunidade mutante.
Magneto arranca o Adamantium do esqueleto de Logan
Essa cena é tão icônica para a história dos X-Men que é difícil não reconhecê-la, visto que foi recriada diversas vezes em mídias diferentes. Na verdade, essa em particular é tão parecida com a original que não conseguimos encontrar nenhuma diferença significativa. Parece que ela foi tirada completamente de “Fatal Attractions”, onde até suas consequências são as mesmas (a retaliação de Professor X, apagando a mente de Magneto).
Nos quadrinhos, assim como na série, essa cena é um ponto de virada importante, pois mostra até onde Charles Xavier está disposto a ir para proteger a humanidade e o quanto Magneto ressente a humanidade. A fidelidade à fonte original e a intensidade da cena fazem dela um dos momentos mais memoráveis da série.
Ad
O que esperamos para Temporada 2
A série demonstra pequenos detalhes que nos permitem tentar prever o que iremos ver na season 2.
Gambit como Cavaleiro da Morte
Novamente, esta é mais uma referência, ou melhor, um foreshadowing.
Nos quadrinhos, Gambit se torna um dos mais famosos Cavaleiros do Apocalipse, e o programa nos dá dicas suficientes para acreditar que é possível que Gambit retorne na segunda temporada em um de seus papéis mais famosos - como a própria Morte.
Veja bem, as dicas que nós temos são: Gambit morre, a visão que Charles Xavier tem dele queimando a terra por inteira e, por fim, e talvez a mais óbvia, Apocalipse pegando a carta de Gambit na cena pós-créditos.
Nos quadrinhos, o arco onde Gambit se torna Morte é um dos mais sombrios e interessantes, explorando temas de traição, redenção e os sacrifícios pessoais que os heróis fazem. O potencial para explorar esse lado mais obscuro de Gambit pode ser adição intrigante para a narrativa da série, principalmente considerando seu relacionamento com a Vampira.
En Sabah Nur e Onslaught
Aqui, nós temos mais uma dica da direção que a história deve seguir. Já tivemos várias indicações de que Apocalipse irá retornar para a segunda temporada. Com a aparição de En Sabah Nur, isso se torna praticamente confirmado. Depois dos acontecimentos no season finale, os X-Men se encontram espalhados pelo tempo e parte do grupo vai para o Egito antigo, lar do Apocalipse. Lá encontram En Sabah Nur, uma versão passada do mesmo. Provavelmente nos guiando para o plot de Onslaught.
Nos quadrinhos, En Sabah Nur, que mais tarde se torna Apocalipse, é uma figura central e complexa. Ele é um dos primeiros mutantes e acredita na sobrevivência dos mais fortes, levando a conflitos inevitáveis com os X-Men. O plot de Onslaught, mencionado anteriormente, é um dos arcos mais importantes e envolve a fusão dos poderes de Magneto e Professor X, resultando em um inimigo praticamente invencível.
Apesar de não terem uma ligação tão concreta, devido a onde paramos no final da primeira temporada, ainda acreditamos na forte possibilidade de Onslaught ocorrer. Então, isso significa que provavelmente teremos a fusão de Magneto e Professor X, junto do plot de Apocalypse.
Conclusão
Os fãs de longa data certamente apreciam as referências e as recriações de cenas icônicas dos quadrinhos, enquanto novos espectadores têm a oportunidade de conhecer as histórias clássicas de uma maneira moderna e acessível. A série prova que os X-Men ainda têm muitas histórias relevantes para contar, explorando temas de identidade, aceitação e luta contra a opressão, que continuam a ressoar fortemente no mundo atual.
Ad
Em suma, "X-Men '97" não apenas celebra o legado dos mutantes mais famosos da Marvel, mas também promete manter a chama acesa para futuras gerações de fãs. Estamos ansiosos para ver o que a próxima temporada nos reserva, especialmente com as pistas deixadas no final desta primeira temporada.
E você, o que achou? Concorda com nossa previsão para Onslaught? Perdemos alguma referência? Nos diga nos comentários!
— Comentarios0
Se el primero en comentar