Marvel

Nachrichten

Homofobia na China censura Pantera Negra Wakanda Para Sempre

, Comment regular icon0 comments

"Black Panther: Wakanda Forever" pode ter chegado aos cinemas de todo o mundo na sexta-feira, mas seu destino na China ainda não foi determinado.

Edit Article

De acordo com o The Hollywood Reporter, a probabilidade de que o último capítulo do super-herói do Marvel Studio seja exibido nos cinemas chineses é pequena – a principal teoria sobre o motivo disso é devido a inclusão de personagens abertamente gays, no caso um casal lésbico. "Wakanda Forever" revela que os parentes de Dora Milaje: Ayo (Florence Kasumba) e Aneka (Michaela Coel) são um casal. As duas também estão juntas na história em quadrinhos "Black Panther: Wakanda Forever" de 2016 da Marvel.

Se o segundo filme de "Pantera Negra" acabar sendo colocado na lista negra pela autoridade de censura da China, ele se juntará a uma longa lista de outros filmes da Marvel Studios que tiveram o mesmo destino.

A Fortune relatalink outside website que entre a lista atual de filmes de super-heróis proibidos na China estão "Homem-Aranha: Sem Volta para Casa", "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" e "Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis".

Outros casos de censura na China

"Homem-Aranha: Sem Volta para Casa" - uma produção da Sony e da Marvel - foi aprovado pela Administração de Cinema local na China, mas nunca conseguiu uma data de lançamento. De acordo com o The Hollywood Reporter, a principal teoria era que havia muito simbolismo do patriotismo americano, ou seja, a Estátua da Liberdade. O começo da cena na estátua pode ser visto abaixo:

Enquanto isso, o Deadline informou que "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura" foi criticado por uma cena apresentando um quiosque de jornais com o Epoch Times, que se opõe ao governo chinês.

Ad

Após sua data de lançamento em setembro de 2021 nos Estados Unidos, "Shang Chi" não teve uma data de lançamento na China - provavelmente devido aos comentários que Simu Liu, o protagonista do filme, fez sobre o país em 2017.

Em junho, "Lightyear" da Disney, uma prequela da franquia "Toy Story", também foi banido na China depois que a produtora se recusou a cortar cenas que apresentavam um beijo entre pessoas do mesmo sexo no filme. Até novembro, o filme não tinha data de lançamento na China, segundo o IMDb. As cenas do casal lésbico podem ser vistos abaixo:

Na época, Chris Evans, que interpreta o papel principal, disse à Variety que estava "frustrado" com o fato de a inclusão de personagens queer ser um ponto de discórdia. “O objetivo é que possamos chegar a um ponto em que seja a norma, e que isso não precise ser em águas desconhecidas, que eventualmente seja assim”, disse ele.

Pierce Brosnan com Dalai Lama
Pierce Brosnan com Dalai Lama

De acordo com o The Hollywood Reporter, o último filme de super-heróis da DC Comics da Warner Brothers, "Adão Negro", provavelmente nunca chegará aos cinemas chineses. A agência relata que há especulações de que uma fotografia que Pierce Brosnan, que estrela como Kent Nelson/Doutor Destino no filme, tirou com o Dalai Lama há dois anos está por trás da proibição.